HomeAposentado13° Salário do INSS 2022: Confira quando serão pagas a 1ª e...

13° Salário do INSS 2022: Confira quando serão pagas a 1ª e 2ª parcela

13° Salário do INSS 2022: Confira quando serão pagas a 1ª e 2ª parcela

O novo calendário de pagamentos do 13° salário do INSS, já está disponível para aposentados e pensionistas do INSS consultarem. A tabela, está devidamente corrigida conforme o reajuste de 10,16% medido pelo INPC, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IBGE.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

O 13° salário do INSS, possui seu repasse estabelecido na legislação brasileira, e será pago aos segurados do Instituto que receberam benefícios de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade, nos últimos 12 meses. Lembrando que em relação aos auxílios, o abono é pago proporcionalmente ao tempo em que a pessoa permaneceu em benefício.

O Decreto de n.º 10.410 de 2020, definiu que o 13° salário do INSS, deve ser pago em duas parcelas, sendo elas, a primeira paga entre os meses de agosto e setembro, já a segunda parcela do mês de novembro a dezembro. Mesmo com a vigência deste Decreto desde 2020, este será o primeiro ano que realmente será seguido o que determina.

Vale lembrar, que o pagamento do 13° salário do INSS, é pago juntamente com o valor mensal do benefício do segurado. Nesse sentido, são cerca de 36 milhões de beneficiários que receberão as duas parcelas do abono.

Leia mais: INSS PAGA ATRASADOS veja seus direitos

Veja a seguir, o calendário de pagamentos para 2022:

Fonte: Arte Jornal Financeiro.

Nos últimos dois anos, o abono do 13° salário do INSS, foi antecipado para os segurados, por causa da pandemia da Covid-19 enfrentada no país. Contudo, agora em 2022, o Governo, não pretende fazer a antecipação, isso porque, a vacinação dos brasileiros já está acelerada, assim, esse motivo não acarretaria no pagamento antecipado do abono.

Mas, não antecipar o 13° salário, será devastador para os beneficiários do INSS, pois muitos contam com apenas um salário mínimo mensal, e precisam muitas vezes além de se manter, ajudar seus familiares, que em decorrência do coronavírus que afetou a economia do Brasil, aumentou o número de desempregados e o valor dos produtos está cada dia maior.

Leia mais: INSS: Pagamentos hoje para aposentados que ganha mais de um salário mínimo

Se você gostou das informações sobre o 13° Salário do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!