HomeDicas13° Salário do INSS: Datas de pagamento foram divulgadas- Confira

13° Salário do INSS: Datas de pagamento foram divulgadas- Confira

13° Salário do INSS: Datas de pagamento foram divulgadas- Confira

O 13° salário ou abono natalino do INSS, é pago uma vez ao ano para aposentados e pensionistas do Instituto. Nos anos de 2020 e 2021, os pagamentos foram antecipados, para ajudar os beneficiários durante a pandemia, que afetou diretamente as finanças dos cidadãos brasileiros.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Agora em 2022, a expectativa dos segurados, é que o pagamento do 13° salário, seja também antecipado, pois a vida financeira de muitas pessoas foi afetada. Principalmente, dos segurados do Instituto que recebem apenas o valor de um salário mínimo mensal.

Contudo, o Governo Federal, ainda não se manifestou, em relação a possibilidade de antecipação do abono, pois mesmo que o Brasil, esteja enfrentando um aumento diário de infectados pelo coronavírus, não foi considerado como uma nova onda, que poderia ser levado em consideração como um fator, para ocorrer a antecipação do 13° salário.

Nesse sentido, caso não seja antecipado o abono do 13° salário, o cronograma de pagamentos seguirá o Decreto de n.º 10.410/2020, que determina que o repasse seja feito em duas parcelas. A primeira parcela, a contar de agosto e a segunda, a partir do mês de novembro de 2022.

Vale destacar, que o valor de cada parcela do 13° salário, corresponde a 50% do valor do benefício mensal do segurado, e as datas o repasse, são estabelecidas conforme o número final do NIS (Número de Identificação Social), de cada um.

Leia mais: INSS: Aposentados que devem fazer a Prova de Vida em Janeiro

Mas atenção, não é apenas o grupo de aposentados e pensionistas do INSS, que podem receber o abono. Se enquadram como aptos para recebimento, os beneficiários de auxílio-reclusão, auxílio-acidente, auxílio-doença e salário-maternidade, ocorrendo o pagamento juntamente com o beneficio mensal.

Confira abaixo, o calendário de pagamentos completo do abono do 13° salário 2022:

Fonte: Arte Jornal Financeiro.

Porém, mesmo que em tese não tenha possibilidade do adiantamento ocorrer, se acredita que por ser um ano eleitoral, isso possa vir a acontecer, pois sofrerá com grande impacto político e partidário em todo país. Desse modo, a possibilidade não está descartada.

Leia mais: FGTS: Multa de 40% quem tem direito? – Veja agora

Se você gostou das informações sobre o 13° Salário do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS:

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!