Home14° Salário14° Salário liberação para os aposentados

14° Salário liberação para os aposentados

14° Salário liberação para os aposentados

O Projeto de Lei de n.º 4367 de 2020, de autoria do Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT/RS), solicita o pagamento do abono do 14° salário para aposentados e pensionistas do INSS. A proposta, tem como objetivo principal, auxiliar os segurados a manterem uma digna qualidade de vida, que foi afetada brutalmente em decorrência da pandemia enfrentada pelo país.

Leia mais: Novo cartão de crédito INSS para aposentados

Durante a análise do Projeto, feita pela CFT (Comissão de Finanças e Tributação), foi aprovado o repasse do 14° salário aos beneficiários do INSS, que atualmente, ainda se encontra na Câmara dos Deputados, aguardando a aprovação da última Comissão competente, que é a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), para que seja dado continuidade em seu trâmite.

Se aprovado pela CCJ, o projeto deve ser encaminhado ao SF (Senado Federal), que optando em não alterar o texto redacional da proposta, deverá lhe encaminhar diretamente para promulgação do CN (Congresso Nacional), para posteriormente, ser enviado ao Presidente da República, para fazer seu aval e sancionar.

Assim, caso o Presidente vete parcialmente ou totalmente a proposta, poderá o Congresso Nacional, derrubar o veto realizado. No texto original, do projeto do 14° salário, a solicitação do pagamento do abono, era para que ele ocorresse nos anos de 2020 e 2021, aos beneficiários do RGPS (Regime Geral de Previdência Social).

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Mas, durante a análise da proposta, na Comissão de Seguridade Social e Família, a mesma, foi incluída ao Projeto de Lei de autoria do Deputado Aureo Ribeiro (SD/RJ), que designa o pagamento do 14° salário, até o ano de 2023. Devido ao fato, da votação da proposta original não ter ocorrido em 2021, por não haver tempo suficiente para isso acontecer.

Outro ponto alterado pela Comissão, foi determinar que os beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão, também poderão ser contemplados com o abono do 14° salário, pois o projeto original, previa apenas para aposentados e pensionistas do Instituto.

Leia mais: Você terá seu benefício bloqueado pelo INSS em 2022?

Dica Bônus:

Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre os pagamentos do abono.

Se você gostou das informações sobre o 14° Salário do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS:

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!