HomeAposentado14º salário: Pagamento deverá ser realizado neste ano e em 2023

14º salário: Pagamento deverá ser realizado neste ano e em 2023

14º salário: Pagamento deverá ser realizado neste ano e em 2023

Como o 14º salário acabou não sendo aprovado em 2021, os pagamentos do abono devem ocorrer neste ano e em 2023. Confira:

O 14º salário infelizmente ainda não está aprovado no governo, o projeto aguarda no momento a análise e aprovação por uma última comissão da Câmara dos Deputados. Para que o projeto receba a aprovação final e esteja à disposição dos segurados do INSS, ele deve ser aprovado pelas três comissões da Câmara dos Deputados, posteriormente, pelo Senado Federal e pelo presidente Jair Messias Bolsonaro.

Leia mais: 14º salário: Liberação aos segurados em março

O caminho que o 14º salário já passou pela câmara, foi algo turbulento. Em 26 de agosto de 2020, o autor do projeto Deputado Federal Pompeo de Mattos apresentou então o abono na câmara. A primeira comissão que acabou recebendo o projeto, foi a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) em 11 de março de 2021, que aprovou o projeto apenas seis meses depois, em 22 de setembro.

Depois da aprovação na CSSF, a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) em 23 de setembro acabou recebendo o 14º salário, no qual foi aprovado pela mesma, dois meses após, em 24 de novembro. Com a aprovação destas duas comissões, só falta o projeto ser recebido pela última comissão da câmara encarregada de avaliar o projeto.

Essa última comissão a receber o projeto de lei nº 4367/2020, sendo o 14º salário, é a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), no qual deve receber o projeto quando os parlamentares retornarem do recesso que se iniciou em 22 de dezembro.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Pagamento do 14º salário

Após as aprovações das etapas mencionadas ocorrerem, será criada uma folha de pagamentos complementar e conforme se tudo ocorrer bem, os pagamentos do 14º salário podem ser pagos no mês de março deste ano e em 2023. No momento, o valor que poderá ser pago aos segurados, depende de quanto cada um recebe de seu benefício previdenciário, no qual poderá receber de um a dois salários mínimos.

Porém, é importante ressaltar, o mês que poderá ser pago, o valor e será pago neste ano e 2023, é algo muito instável de se dizer. Como falta a aprovação do 14º salário por duas casas e também do presidente da república, poderá ocorrer várias mudanças com o abono.

Dica Bônus: 

Ative as notificações do Portal Financeiro, assim você vai ficar sempre atualizado sobre as últimas notícias!

Viu isso? Salário Mínimo 2022, maior reajuste dos últimos 6 anos!

Se você gostou das informações sobre o 14º salário, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!