Aposentados por invalidez podem receber 25% a mais
O adicional de 25% na aposentadoria por invalidez também é conhecida como “Grande Invalidez”. Esse direito é garantido aos aposentados por invalidez que necessitam, de forma comprovada, de ajuda de terceiros para realizar as tarefas diárias, como banho e alimentação.
Leia mais: INSS: Aposentados que devem fazer a Prova de Vida em Janeiro
Para receber esse adicional, o aposentado por invalidez, ou quem ainda está em fase de solicitação dessa modalidade de aposentadoria, deve passar por perícia médica para conseguir o acréscimo. Esse processo pode ser demorado, sendo necessário diversos documentos comprobatórios da condição de invalidez do beneficiário.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp
Lista de doenças que dão direito aos 25%
- Cegueira total;
- Perda de 9 ou mais dedos das mãos;
- Paralisia dos 2 braços ou pernas;
- Perda das pernas, quando a prótese é impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo que o uso de prótese seja possível;
- Perda de um braço e uma perna, quando o uso de prótese é impossível;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento e raciocínio para atividades da vida diária;
- Doenças que deixem acamado;
- Incapacidade permanente para atividades diárias.
Como solicitar 25% a mais na aposentadoria por invalidez
Para fazer o pedido, é necessário acessar o Aplicativo MEU INSS; clicar em Novo Pedido; digitar o nome do benefício/serviço que você quer; na lista, clicar no nome do serviço/benefício; leia o texto e informe seus dados para avançar.
Leia mais: FGTS: Multa de 40% quem tem direito? – Veja agora
Os documentos solicitados são CPF. Em caso de o procurador solicitar, é necessário apresentar a procuração ou termo de representante legal e documento de identificação com foto e CPF. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone 135.
No dia da perícia, é necessário levar documentos pessoais e documentos médicos (exames, perícias, laudos) que comprovem a doença. No caso de procurador, levar documento pessoal com foto e documento que comprove ser procurador.
Para consultar a resposta:
- Entrar no app MEU INSS;
- Clicar em consultar pedidos;
- Encontrar o processo na lista;
- Clicar em detalhar.
O procedimento pode demorar cerca de 45 dias corridos.
Leia mais: Pagamento do 14º salário neste ano!
Se você gostou das informações sobre acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!