HomeBPCBPC para filhos: Se a mãe trabalhar corre o risco de perder...

BPC para filhos: Se a mãe trabalhar corre o risco de perder o benefício?

Entenda se há risco de perda do benefício no caso em que o filho recebe o BPC, e a mãe deseje ingressar no mercado de trabalho. Saiba mais:

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), consiste em uma proteção que visa idosos e pessoas com deficiência. Além disso, não realizam atividades profissionais e se enquadram como baixa renda.

Grande parte dos beneficiários do BPC são pessoas com deficiência. Nesse sentido, as mães desses cidadãos, acabam tendo receio de ingressar no mercado de trabalho. Isso porque, muitas temem que seus filhos possam perder o benefício, devido à essa complementação de renda.

Pensando nessa questão, preparamos essa matéria para tratar os pontos do BPC. Entenda:

O que é o BPC?

BPC é a sigla do Benefício de Prestação Continuada. O qual, possui caráter assistencial e contempla idosos e pessoas com deficiência que sejam de baixa renda. Além disso, faz parte da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). E, sua regulamentação se dá por meio da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

Nesse sentido, é preciso esclarecer que o BPC não garante pensão por morte aos dependentes do titular do benefício em caso de falecimento. E, os beneficiários não recebem o 13° salário pago pelo INSS, mesmo que o Órgão seja responsável pela sua manutenção.

Um ponto importante de acesso a esse benefício além de pertencer a um dos grupos mencionados, é a dispensa das contribuições. Ou seja, o solicitante não precisa contribuir para o INSS para ter acesso a essa ajuda. Mas deve se enquadrar nos requisitos determinado pelas legislação.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Quais os critérios exigidos para receber o BPC?

O solicitante precisa observar os seguinte critérios:

  • Ter idade igual o superior a 65 anos ou possuir alguma deficiência (sem idade mínima exigida);
  • Renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente;
  • Inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Vale destacar que, a legislação considera como componentes do grupo familiar o requerente, seu cônjuge ou companheiro (a), pais (padrasto ou madrasta quando ausentes os pais), irmão solteiros, filhos, enteados solteiros e os menores tutelados desde que residam na mesma casa.

Atenção: O benefício do BPC não admite a acumulação com outros benefício previdenciários. Por exemplo, o contemplado não pode receber ao mesmo tempo o BPC e aposentadoria. Entretanto há exceção para benefícios de assistência médica, remuneração por contrato de aprendizagem de até 2 anos e pensões especiais indenizatórias.

Se a mãe trabalhar corre o risco de perder o benefício?

Para concessão do BPC é exigido que a renda familiar mensal per capita pode ser igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo vigente. Desse modo, é preciso fazer a soma dos salários de todos os componentes do grupo familiar. E, assim, dividir pelo número de pessoas.

Caso o resultado da renda familiar seja superior a 1/4 do salário mínimo, o beneficiário acaba perdendo o seu benefício. Assim, as mães que desejam ingressar no mercado de trabalho, precisam observar essa condição.

O que fazer se o BPC for suspenso?

No caso de suspensão do BPC por aumento de renda, o beneficiários tem o prazo de 30 dias para fazer a apresentação dos devidos recursos.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.