HomeCLTCalendário PIS/Pasep 2022 + Saque de cotas

Calendário PIS/Pasep 2022 + Saque de cotas

Calendário PIS/Pasep 2022 + Saque de cotas

Os trabalhadores do setor público e privado que cumprem os requisitos para receber o abono salarial PIS/Pasep poderão sacar esse ano. O calendário já está disponível. Faça a consulta:

Leia mais: Margem do empréstimo consignado: 40% em 2022

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e poderá ser retirado a partir do dia 08 de fevereiro, seguindo a ordem dos meses de aniversário de cada trabalhador. Já o Pasep é destinado aos trabalhadores da rede pública e começará a ser pago no dia 15 de fevereiro, seguindo a ordem do último número do benefício.

O abono que será liberado em 2022 é referente ao ano-base de 2020, quando não foi pago o PIS/Pasep por conta da pandemia, que fez com que o governo adiasse o pagamento para usar o dinheiro como um pagamento de urgência aos trabalhadores que tiveram seu contrato encerrado ou redução de jornada por conta da pandemia.

Para receber ambos, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos básicos, como: ter trabalhado 30 dias ou mais durante o ano-base de 2020; ter inscrição no PIS/Pasep há 5 anos ou mais; ter recebido até dois salários mínimos em média e ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

O valor do PIS/Pasep corresponde a uma parcela no valor do salário mínimo e é pago de acordo com o tempo trabalhado, conforme a tabela abaixo:

Fonte: Arte Jornal Financeiro

Devido ao pagamento do abono estar atrasado, cogitou-se a possibilidade de ser pago em duplicidade para os trabalhadores que exerceram atividades em 2020 e 2021. Porém, não foi divulgado orçamento suficiente para que isso ocorra. Portanto, no ano de 2022, provavelmente, será pago apenas o correspondente ao ano-base de 2020.

Leia mais: 13° Salário: Governo informa datas de pagamento através de Decreto

Confira o calendário de pagamentos

Fonte: Arte Jornal Financeiro
Fonte: Arte Jornal Financeiro

Leia mais: INSS: Aposentados que devem fazer a Prova de Vida em Janeiro

Saque de cotas PIS/Pasep

Muitas pessoas possuem dinheiro referente a cotas de PIS/Pasep para receber. Estima-se que são cerca de 12 milhões de brasileiros com valores referente a cotas, com um montante que chega a R$ 22 bilhões. O problema é que muitos brasileiros não tem conhecimento sobre esse valor.

O valor de cotas é para os trabalhadores que exerceram atividades com carteira assinada de 1971 a 1988 e estará disponível para saque até o dia 1º de junho de 2025. Muitas pessoas não têm conhecimento sobre esses valores, por isso a divulgação dos agentes pagadores (Caixa e Banco do Brasil) é importante. Porém, não está acontecendo esse aviso às pessoas.

Por conta disso, há o medo de que algumas pessoas percam o prazo. Então, foi criada uma ideia legislativa para que a Caixa (que paga o PIS) e o Banco do Brasil (que paga o Pasep) notifiquem essas pessoas. A ideia legislativa é criada por cidadãos na plataforma e-Cidadania e precisa receber 20.000 apoios para que, talvez, vire um projeto de Lei.

Esse projeto em específico tem até o dia 21/04/22 para receber os 20 mil apoios. Você pode ajudar clicando AQUI.

Se você gostou das informações sobre o PIS/Pasep, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!