HomeAposentadoCartão de crédito consignado: Tudo o que você precisa saber !!

Cartão de crédito consignado: Tudo o que você precisa saber !!

Cartão de crédito consignado: Tudo o que você precisa saber !!

Aposentados ou pensionistas do INSS e funcionários públicos possuem o direito de obter um cartão de crédito consignado.

Na prática, ele funciona como qualquer outro cartão de crédito, para conseguir fazer compras no comércio, saques ou pagar serviços.

A diferença é que, do mesmo modo que o empréstimo consignado, a fatura é descontada diretamente da folha de pagamento, este também é.

Leia mais: Votação do 14º Salário saiu hoje? Veja o que aconteceu!

Por conta disso, o cartão de crédito consignado oferece taxas de juros bem inferiores às demais que são ofertadas pelas instituições financeiras.

Como ponto negativo, é que se não for utilizado de maneira adequada, pode levar o indivíduo ao endividamento.

Existe uma pesquisa onde aponta que 70% dos servidores públicos estão endividados. O mesmo tem acontecido com aposentados e pensionistas, cujo índice de endividamento cresceu quase 10%.

Cartão de crédito consignado, como funciona:

O produto normalmente é ofertado pelas instituições.

A instituição atribui um limite de crédito que você pode usar para fazer compras. Na data do seu pagamento, o valor equivalente ao pagamento mínimo da fatura é descontado diretamente no contracheque.

Levando em consideração que esse valor não pode ultrapassar de 5% da renda.

De uma pessoa que recebe um salário mínimo por exemplo (r$1.100,00) o valor que pode ser comprometido mensalmente em cartão de crédito é 55,00.

Se a fatura do cartão for paga integralmente no vencimento, não há cobrança de juros.

Caso pague apenas a parcela mínima, serão cobrados juros sobre o valor devido.

As principais vantagens do cartão de crédito consignado

1 – Isenção de anuidade:

Os bancos não cobram anuidade nos cartões de crédito consignados. O que há é a cobrança de uma taxa única para emissão do cartão que, em outubro de 2016, era de R$ 15,00.

2 – Menores taxas de juros:

A taxa de juros máxima é de 3,36% para o uso do rotativo do cartão de crédito consignado (dados de outubro/2016), enquanto nos cartões convencionais as taxas costumam ser superiores a 12%. Leia esta matéria para conhecer melhor as regras do consignado para aposentados e pensionistas. Confira, também, a importância de conhecer o custo efetivo total nas operações de crédito.

3 – Prazo estendido:

Caso necessário, o pagamento da fatura pode ser parcelado em até 72 meses. Use esta opção apenas em uma eventualidade ou emergência. A recomendação é organizar a vida financeira de maneira a pagar 100% da fatura na data de seu vencimento.

Desvantagens do cartão de crédito consignado

1 – Risco de endividamento:

Ainda que menores, as taxas de juros do cartão de crédito consignado são significativas e, no médio e longo prazo, podem consumir uma parcela expressiva de seus rendimentos. O ideal é usar o cartão sem entrar no crédito rotativo, ou seja, pagando o valor total da fatura no vencimento.

2 – Saques em dinheiro:

Você pode efetuar saques em dinheiro do limite do seu cartão de crédito consignado.

Fazer isso regularmente pode facilitar o descontrole financeiro e aumentar seus gastos mensais com o pagamento de juros.

Leia mais: Margem Social para aposentados do INSS

 Muitas pessoas usam esse recurso para ter dinheiro em mãos para pagar a fatura de cartões de crédito não consignados, que custam mais.

 Essa pode ser uma boa medida. Antes, contudo, avalie se você pode contratar o crédito consignado, que tem uma taxa de juros menor, em vez de usar o limite do cartão.

Já conhece nosso canal? Temos um vídeo feito especialmente para você, olhe o vídeo abaixo do nosso canal João Financeira:

Se você gostou das informações sobre o cartão de crédito consignado, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

Não esqueça de visitar nosso canal no YouTube João Financeira e se inscrever para não perder nenhuma novidade sobre o mundo do INSS e ficar sempre bem atualizado com as melhores informações do momento:

CONHEÇA NOSSO CANAL JOÃO FINANCEIRA NO YOUTUBE!


ABRA a IMAGEM e CONSULTE com a JOÃO FINANCEIRA!