CNIS: como corrigir?
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), é utilizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como base de dados, para que seja concedido o pedido de aposentadoria do segurado, bem como, para realizar o cálculo do valor do benefício.
Leia mais: Recebi o Auxílio Emergencial, posso receber o Auxílio Brasil?
Nesse sentido, é indispensável que os dados do CNIS, do cidadão estejam devidamente atualizados, evitando assim, que a solicitação seja indeferida ou o cálculo do valor do benefício fique errado.
De acordo com a legislação brasileira, o segurado poderá a qualquer momento solicitar a correção do seu CNIS, seja excluir, incluir ou retirar informações que não estejam corretas, para que não se torne um problema, e até mesmo atraso de tempo, no dia que será feito a solicitação da aposentadoria.
Contudo, o INSS, poderá solicitar que o cidadão realize a comprovação dos dados que estão sujeitos as mudanças, mesmo que a legislação preveja que é seu direito efetuar as modificações.
Leia mais: ATENÇÃO: MUDANÇAS NOS EMPRÉSTIMOS!
O Cadastro Nacional de Informações Sociais, foi criado em 1989, ocorrendo muitos erros ao ser realizada a migração dos dados, sendo assim, é indispensável, que seja realizada a verificação antes mesmo de requer o benefício e ter documentos em mãos para realizar a solicitação.
O CNIS, está disponível no site da previdência social para emissão e conferência, bem como, na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil para seus correntistas, disponível no aplicativo do celular ou no caixa eletrônico.
Vale ressaltar, que há casos de segurados com mais de um CNIS, isso se dá devido o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), ser duplicado, sendo necessário consolidar em apenas um para a atualização do Cadastro.
Dessa forma, ter consigo os contratos de trabalho, vínculos empregatícios e contribuições, faz com que o segurado não perca tempo com a atualização do CNIS, na hora de fazer a solicitação da aposentadoria. A identificação anterior, proporciona um ganho de tempo ao cidadão para ter o melhor benefício.
Leia mais: INSS: Não tenho carteira assinada, posso receber algum benefício?
Se você gostou das informações sobre o CNIS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!