HomeEmpréstimoEmpréstimos consignados vão voltar ter a margem de 40%?

Empréstimos consignados vão voltar ter a margem de 40%?

Empréstimos consignados vão voltar ter a margem de 40%?

Aposentados do INSS se manifestam, e solicitam que seja realizada novamente um acréscimo na margem dos empréstimos consignados! Confira:

Em 2021, a margem consignável teve um acréscimo de 5%, totalizando um percentual de 40% para os aposentados, pensionistas, servidores públicos, militares e trabalhadores CLT. Dessa forma, com esse percentual, 35% da renda do aposentado podia ser comprometida então com empréstimos consignados e 5% com gastos por meio do cartão de crédito consignado.

Leia mais: 14º salário com mudanças para 2022!

Portando, esse acréscimo sói era possível através da MP 1.006, no qual declarava que o aumento na margem consignável só estaria disponível aos grupos que possuem direito até 31 de dezembro de 2021. Dessa forma, em 1º de janeiro a margem consignável retornou a percentual original, então no momento somente 30% do salário dos aposentados pode ser comprometido com empréstimos consignados.

O motivo de ter ocorrido este acréscimo na margem consignável para os empréstimos consignados, foi em virtude da pandemia da covid-19, que causou uma crise econômica no nosso país. Atualmente, conforme uma análise, cerca de 70% dos brasileiros se encontram endividados.

Retorno da margem de 40% em 2022:

Muitos aposentados estão pedindo a parlamentares que a margem consignável retorne ao percentual de 40%, como foi o caso do Senado Luis Carlos Heinze – Progressistas/RS, no qual declarou que no início deste ano de 2022, muitos aposentados solicitaram a ele para voltar o acréscimo de 5% na margem.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Dessa forma, o Gabinete do Senador, encaminhou ao presidente um ofício, solicitando que pelo menos por mais 12 meses, a margem destinada somente para empréstimos consignados retorne ao percentual de 35% ainda neste ano de 2022. Além desse motivo, muitos aposentados que utilizaram o acréscimo, hoje se encontram negativados.

Com isso, milhares de aposentados do INSS, por um bom tempo não vão conseguir realizar a contratação de empréstimos consignados. Sendo realizado este novo aumento, só não iria beneficiar os grupos que podem contratar, mas sim, movimentando mais ainda a economia do país e o governo também tendo um retorno de tributos. Agora o que devemos fazer, é torcer por Bolsonaro entender nosso lado e aguardar um parecer.

Dica Bônus: 

Ative as notificações do Portal Financeiro, assim você vai ficar sempre atualizado sobre as últimas notícias!

Viu isso? INSS: Pagamentos hoje para aposentados que ganha mais de um salário mínimo

Se você gostou das informações sobre empréstimo consignado para aposentados, pensionistas do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!