HomeEmpréstimoEmpréstimos: FIM do Aumento de Margem + SUSPENSÃO de Pagamentos

Empréstimos: FIM do Aumento de Margem + SUSPENSÃO de Pagamentos

Aumento de margem dos empréstimos tem mudanças que podem prejudicar os beneficiados. Entenda todos os detalhes aqui:

O Programa de Renda e Oportunidade trouxe quatro medidas econômicas para os brasileiros. Entres elas há duas que beneficiam os assistidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesse sentido, trata-se do 13° salário antecipado e do aumento de margem para empréstimo. Mas na matéria de hoje, falaremos em especial do aumento de margem.

Quem tem direito ao aumento de margem?

Medida Provisória 1.106 que determina o aumento de margem, chegou para ajudar os segurados do INSS. Isso porque, através da margem extra de 5%, o grupo especial de contemplados pode utilizar 35% para contratações de empréstimos e 5% com o cartão de crédito. Sendo assim, 40% da sua renda mensal reservado para serviços consignados.

Outra novidade é em relação aos beneficiários do BPC/LOAS. Pois agora conseguem usar os consignados. Vale destacar que, antes não podiam usufruir dessa modalidade de crédito. Sendo assim, no momento, podem ter acesso as vantagens dessa linha após a publicação da MP 1.1106.

Mas não é somente eles, tem acesso ao aumento de margem os aposentados e pensionistas do INSS. Todavia, quem participa do Programa Auxílio Brasil poderia estar acessando essa linha. Mas não ocorreu manifestação das regras que deveriam seguir. Deixando esse público sem contar com o aumento de margem.

Além dos participantes do Programa, ficaram desassistidos do aumento de margem de 5% os servidores públicos e militares. Desse modo, não contaram com a ajuda financeira oferecida pelo Governo Brasileiro, para amenizarcrise econômica após a pandemia da Covid-19.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Qual a taxa de juros e regras dos empréstimos consignados?

Toda linha de crédito possui regras. Para a contratação de empréstimos consignados são:

  • Taxa de juros mensais de 2,14%;
  • Pagamento em até 84 vezes;
  • Ter entre 21 a 73 anos de idade. Observação: Cada banco possui seus critérios;
  • Limite de 9 empréstimos por pessoa. Atenção: A MP do aumento de margem não alterou.

No caso dos recém beneficiário do INSS, é necessário ficar atento! Isso porque, para que possam contratar empréstimo consignado, devem esperar 90 dias para pedir o desbloqueio. Pois consiste em uma trava de segurança, para evitar a aplicação de golpes.

Até quando o aumento de margem vale?

Medida Provisória n.º 1.106 do aumento de margem, tem um prazo de validade. Nesse sentido, sua vigência é até o dia 15 de julho deste ano. Em outras palavras, o Congresso Nacional (CN), precisa votar a questão até o dia mencionado para que a margem consignável fique em 40%ganhando a MP força de lei.

Caso contrário, retorna para 35% e vai deixar muitos negativados sem poder contratar empréstimos. E a suspensão dos consignados não pode ser votada e aprovada em outra oportunidade. Prejudicando inúmeros usuários dos empréstimos consignados.

Suspensão dos consignados:

suspensão dos consignados tem solicitação na emenda de n.º 17, apresentada por meio do Deputado Federal Ricardo Silva e inserida na MP 1.106, que visa beneficiar os usuários dos consignados mas precisa entrar votação junto com a MP do aumento de margem.

Lembrando que caso aprovada a suspensão, somente depois de 120 dias, os contratantes começam a pagar as parcelas de empréstimo. E, desse modo, podem reservar os valores para despesas urgentes.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.