HomeCLTFGTS: Saque-aniversário permite saque todo ano

FGTS: Saque-aniversário permite saque todo ano

FGTS: Saque-aniversário permite saque todo ano

Os trabalhadores registrados destinam um percentual do seu salário ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Esse fundo permite mais de um tipo de saque, um deles é o saque-aniversário, onde o trabalhador recebe todos os anos no mês de seu aniversário. Veja as opções:
Leia mais: Empréstimos consignados 2022: Tudo mudou para os aposentados!

Devido a Lei 8177/1999, o Fundo de Garantia desconta 8% do salário do trabalhador, que é destinado a esse fundo como uma forma de investimento que os trabalhadores podem sacar quando ocorre a rescisão sem justa causa, no momento da aposentadoria, para aquisição de imóveis, em caso de doenças graves, etc. Outra forma de resgatar esse valor é através do saque-aniversário.

O saque-aniversário é uma modalidade que o trabalhador pode escolher, assim irá receber todos os anos no mês do seu aniversário uma porcentagem mais uma parcela fixa, conforme a tabela abaixo:

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

fgts
Fonte: Arte Jornal Financeiro

Só é possível fazer o saque-aniversário se o trabalhador possuir mais de 18 anos e optar por essa modalidade junto a agência bancária. Se ele optar pelo saque-aniversário antes do último dia do mês que aniversaria, já recebe no mesmo ano. Caso não sacar o valor em até 3 meses, ele retorna ao fundo de garantia.

Leia mais: 14º salário com mudanças para 2022!

Quem opta pelo saque-aniversário, não recebe o saque rescisão, mas também tem as opções de saque caso for se aposentar, adquirir moradia, doenças graves, etc. O trabalhador pode optar pelo saque-aniversário a qualquer momento.

Porém, há um risco em optar por essa modalidade. Caso o trabalhador queira voltar ao saque-rescisão, seu pedido será atendido no 1º dia do 25º mês após a solicitação. Ou seja, durante esse tempo, o trabalhador não estará fazendo parte de nenhuma modalidade. Por isso, é preciso ter planejamento e certeza para não ficar sem renda em caso de rescisão.

Leia mais: FALHA no DATAPREV prejudica CONTRATAÇÕES de crédito! CONFIRA

Se você gostou das informações sobre saque-aniversario FGTS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!