HomeDicasIdosos precisam fazer o novo RG digital - Saiba como pedir

Idosos precisam fazer o novo RG digital – Saiba como pedir

Idosos precisam fazer a novo RG digital – Saiba como pedir

Atenção! O novo RG digital já está valendo. Não perca tempo e solicite o seu documento de identificação pessoal. Todas as informações você encontra aqui:

A partir do dia 1.° de março, o novo RG digital (Carteira de Identidade Nacional), entrou em vigência no território nacional. Desse modo, o documento tem validade em todo o Brasil e usa o CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) do cidadão como identificação única.

Nesse sentido, o modelo antigo do RG, o qual, a maior parte da população possui, a emissão ocorre em cada estado. Então, cada estado possui seus números de identificação. Dessa forma, se tiver necessidade de emitir segunda via em outro local, se gera outro número de registro. Ou seja, diferente do qual possuía.

RG digital:

O novo RG digital possui inúmeras informações juntas em apenas um documento. Além disso, o número de identificação é único em todo território brasileiro. Com isso, a carteira de identidade, se torna mais segura e evita a aplicação de fraudes.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Veja a seguir, alguns dados que devem conter no novo RG digital:

  • Código de barras bidimensional no padrão QR Code;
  • Grupo sanguíneo e fator RH, além da disposição de doar órgãos em caso de morte;
  • Zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão estabelecido pela OACI;
  • Entre outros.

Sobretudo, a grande novidade do RG digital, consiste no padrão internacional. Podendo ter uso dentro e fora do Brasil. Isso porque, agora conta com o código MRZ. O qual, também se usa nos passaportes. De fácil leitura pelos equipamentos especiais.

Preciso trocar meu RG antigo para o digital?

Antes de tudo, não precisa se preocupar com isso no momento. Pois, como a implementação ocorreu recente, deve ter um longo prazo para que seja cobrado de modo definitivo, o novo RG digital.

De acordo com o Governo Federal, o modelo atual deve continuar valendo por até 10 anos, para quem tem até 60 anos. Contudo, para os idosos com idade superior aos 60 anos, o modelo antigo do RG não tem prazo limite.

O prazo para os estados brasileiros se adaptarem e fornecerem de forma gratuita, o novo RG digital é 6 de março de 2023.

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos de como conseguir ganhar mais dinheiro e receber benefícios exclusivos.

Portanto, visite nossas páginas nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas notícias do INSS:

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!