Home14° SalárioINSS: 14° salário tem mudanças que podem gerar uma reviravolta - Confira

INSS: 14° salário tem mudanças que podem gerar uma reviravolta – Confira

Grandes mudanças no 14° salário do INSS tem reviravolta. Fique por dentro de todas as movimentações, confira aqui:

Os últimos tempos foram bem agitados em relação ao 14º salário. Isso porque, depois do pagamento das parcelas do 13° salário, o abono extra voltou como pauta de discussão em diferentes setores do poder legislativo. Bem como, perante a mídia começou a enfatizar a importância desse pagamento.

Os novos membros da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) e a antecipação do 13°, são os pontos que trazem o 14º salário em destaque mais uma vez. Pois a CCJC, é a última Comissão da Câmara dos Deputados pela qual o Projeto de Lei 4.367/2020, precisa passar caminho a liberação do abono extra.

Quando vai ser pago o 14º salário?

O Projeto de Lei de n.º 4.367 em seu texto inicial, previa que os segurados do INSS, deveriam receber o 14° salário ainda em 2020, quando o Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), apresentou a proposta para discussão. Desde então, muitos beneficiários da Autarquia e ativistas da luta desse público, entraram na briga. Com o objetivo de ajudar na liberação desse abono. Contudo, ainda não teve sua aprovação.

Na última semana, aconteceu uma audiência pública sobre o abono extra. Assim, os deputados envolvidos e convidados especiais, debateram a importância da CCJC analisar a proposta o mais breve. Isso porque, de acordo com o Deputado Federal Delegado Antônio Furtado, a proposta não teve bons avanços até agora. E, a situação dos beneficiários do INSS piora a cada dia.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Além disso, no perdurar da pandemia da COvid-19, que intensificou a crise econômica, não receberam nenhuma ajuda financeira do Governo Federal. Por exemplo, ficaram de fora do pagamento do Auxílio Emergencial. E, no momento muitos se encontram endividados. Dessa forma, se mostra essencial a aprovação do 14° salário para que consigam ter uma digna qualidade de vida.

14º salário vai sair rápido?

O relator da proposta do 14° salário, o Deputado Federal Ricardo Silva, já refez e entregou seu relatório sobre a temática. Desse modo, falta apenas a CCJC realizar a aprovação dentro da Câmara dos Deputados. E, assim, ela ser encaminhada ao Senado Federal visando sua aprovação e liberação.

De acordo com o Deputado Federal Zé Silva, a população deve pressionar, o presidente da CCJC, o Deputado Federal Arthur Maia, para que o 14° salário entre em votação. Silva esclarece que a proposta tem um cenário favorável para aprovação, pois ninguém deve votar contra a luta dos aposentados.

Por fim, perante os fatos narrados, é possível verificar que há um cenário positivo a favor dos aposentados e pensionistas do INSS, para liberação do abono extra. Se tudo der certo, é provável que a aprovação da proposta ocorra ainda neste ano, acarretando os pagamentos em até dois salários por segurado nos anos de 2022 e 2023.

Trazendo um alívio para o bolso dos aposentados e demais beneficiários do INSS. Isso porque, além de enfrentar dificuldades financeiras, arcam muitas vezes, como altos gastos . Como, por exemplo, compra de remédios mensais com valores altos.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.