HomeAposentadoINSS: Aposentados que devem fazer a Prova de Vida em Janeiro

INSS: Aposentados que devem fazer a Prova de Vida em Janeiro

INSS: Aposentados que devem fazer a Prova de Vida em Janeiro

A prova de vida neste ano de 2022 retorna ser obrigatório, dessa forma, os aposentados devem se manter atentos ao procedimento! Confira:

Quando começou a pandemia da Covid-19, foi tomado várias medidas para os brasileiros se prevenirem de contraírem o vírus, uma dessas medidas tomadas, foi a suspensão do procedimento da prova de vida aos aposentados e pensionistas do INSS.

Leia mais: Pagamento do 14º salário neste ano!

Ao longo desse tempo, durante a pandemia, a prova de vida já foi suspensa duas vezes. Como os segurados que devem realizar o procedimento, grande parte se encontram com idade superior de 60 anos sendo então mais sensíveis ao vírus, precisando então de alguma ajuda para realizar o procedimento, se torna necessário estes se dirigirem até a agência bancária.

Como estes precisam se dirigir até alguma agência por estes motivos, para proteção desses, acabou sendo suspensa a prova de vida. Com intuito de cortar pagamentos indevidos, o procedimento deve ser realizado pelos aposentados todos os anos, dessa forma, cortando gastos indevidos aos cofres públicos.

Esses gastos indevidos, podemos citar quando algum aposentado ou pensionista do INSS vem a falecer, muitas famílias permanecem então sendo contemplados com os valores dos benefícios previdenciários desses.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Prova de vida 2022:

Nesse ano de 2022, os segurados do INSS devem retornar a realizar a prova de vida depois de um longo período que não foi mais obrigatório realizar. O procedimento neste ano, deve ser realizado pelos aposentados no mês de seus respectivos aniversários, ou seja, neste mês de janeiro, quem está completando mais um ano de vida, deve realizar.

Além disso, foi publicado pelo INSS através do Diário Oficial da União, um calendário que certos grupos de segurados devem realizar a prova de vida antes de seus aniversários. Conforme o calendário, no mês de fevereiro, quem estiver de aniversário deve realizar o procedimento.

Portanto, os aposentados que até o mês de dezembro de 2020 deveriam ter realizado a prova de vida e durante esse tempo não realizou o procedimento, devem no mês de fevereiro também realizar a prova de vida.

Fonte: Arte Jornal Financeiro

Dica Bônus: 

Ative as notificações do Portal Financeiro, assim você vai ficar sempre atualizado sobre as últimas notícias!

Viu isso? Reajuste no salário dos aposentados e pensionistas para 2022!

Se você gostou das informações sobre a prova de vida do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!