HomeAposentadoMaravilha: Pagamentos do INSS não serão cortados

Maravilha: Pagamentos do INSS não serão cortados

Maravilha: Pagamentos do INSS não serão cortados

Uma nova portaria, foi assinada recentemente pelo Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, trazendo inúmeras mudanças que devem ser observadas pelos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), confira:

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

A prova de vida, nada mais é, que o procedimento do INSS, que possui como objetivo verificar se o assistido está vivo e poderá continuar recebendo mensalmente o seu benefício, garantindo a manutenção e evitando possíveis fraudes e pagamentos indevidos.

No começo deste mês, o INSS, comunicou que beneficiários de aposentadoria e pensão por morte, não serão mais obrigados a saírem de suas casas, para ir até as instituições financeiras que são responsáveis pelo pagamento dos seus benefícios para fazer a prova de vida, isso se deu, pelo fato, que agora o procedimento será realizado de modo automático.

Como será feita a prova de vida agora?

Conforme determinou a nova portaria, a prova de vida será de responsabilidade integral do INSS realizar. Assim, conforme informado pelo Governo Federal, a comprovação será feita através do cruzamento de dados das bases do Instituto e de Órgãos Públicos Federais, Estaduais ou Municipais.

Leia mais: Consulte AGORA os valores que você pode resgatar de bancos – Não perca essa chance!

Veja a seguir, alguns sistemas que serão utilizados para efetivação do procedimento:

-> Atualizações feitas no Cadastro Único (CadÚnico);

-> Declaração de Imposto de Renda (IR);

-> Acesso ao site/aplicativo Meu INSS;

-> Atendimento presencial nas agências do INSS;

-> Renovação ou emissão de documentos;

-> Entre outros.

Mas atenção, os segurados que preferirem fazer a prova de vida, na instituição pagadora do seu benefício, poderão ir no mês do seu aniversário, contudo, a recomendação é que somente ocorra seu deslocamento presencial em situações expecionais.

Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Grana EXTRA para aposentados e pensionistas

Dica Bônus: 

Ative as notificações do Portal Financeiro, assim você vai ficar sempre atualizado sobre as últimas notícias!

Se você gostou das informações sobre a Prova de Vida do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!