HomeSem categoriaMargem do empréstimo consignado: 40% em 2022

Margem do empréstimo consignado: 40% em 2022

Margem do empréstimo consignado: 40% em 2022

O empréstimo consignado está com margem de 35%. Porém, foi encaminhado um ofício para o presidente solicitando que aumente para 40% novamente. Veja como está a solicitação.

Leia mais: Prova de vida: Procedimento obrigatório em janeiro!

Com a finalidade de ajudar os aposentados e pensionistas do INSS, durante a pandemia foi liberado 5% a mais na margem dos empréstimos consignados, para que os segurados pudessem fazer empréstimos com valores maiores. Sendo assim, a margem dos empréstimos consignados subiu de 35% para 40%.

A margem do empréstimo consignado é o valor máximo que um aposentado ou pensionista pode usar do seu benefício para fazer a solicitação dessa modalidade de crédito. São 30% para o empréstimo e 5% para cartão de crédito consignado. Durante a pandemia subiu para 35% para empréstimo e 5% para cartão de crédito, um total de 40%.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Essa medida provisória para a liberação dos 5% a mais era apenas até o dia 31 de dezembro de 2021. Desde o primeiro dia de 2022, essa margem retornou para 35%. Isso acabou negativando alguns segurados do INSS que utilizaram toda a sua margem e que necessitam de mais algum valor emprestado. Mas, uma boa notícia foi divulgada aos aposentados e pensionistas do INSS: Um ofício foi encaminhado para o presidente para prorrogar a margem de 40%. Veja a boa notícia:

Ofício para a volta da margem de 40%

No dia 19 de janeiro, o Senador Luis Carlos Heinze encaminhou um ofício para o Presidente Jair Messias Bolsonaro solicitando que a margem dos empréstimos consignados retorne aos 40%, pelo menos, nos próximos 12 meses. A justificativa para o envio do ofício é porque os aposentados e pensionistas do INSS já utilizaram toda a margem que tinham direito e isso acabou deixando a situação financeira complicada.

Leia mais: INSS: Antecipação do 13° Salário já tem data e valor definido – Saiba mais

O Senador Heinze informou que essa medida foi necessária, pois os aposentados e pensionistas, muitas vezes, são responsáveis pela maior renda da família e, devido a inflação e aumento nos preços dos produtos, necessitam de um empréstimo consignado. Se essas pessoas não puderem contratar essa modalidade de crédito, vão acabar aderindo a outros tipos de empréstimo, com taxas mais elevadas e, assim, ficando prejudicados.

Agora, falta apenas a resposta do Presidente Bolsonaro para que a margem do empréstimo consignado volte a ser 40% e para que os aposentados e pensionistas do INSS possam fazer a contratação dessa modalidade de crédito.

Leia mais: Saque antecipado do 13º salário está liberado?

Se você gostou das informações sobre a margem do empréstimo consignado, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!