HomeAposentadoProva de vida do INSS volta a ser obrigatória: VEJA NOVA DATA!

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória: VEJA NOVA DATA!

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória: VEJA NOVA DATA!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), publicou recentemente, uma nova portaria destinada aos seus segurados, sobre o retorno da obrigatoriedade da realização da prova de vida para esse ano. De acordo com as informações repassadas pelo Instituto, o prazo limite para ser efetivada a comprovação de vida, para aqueles beneficiários que não fizeram entre os anos de 2020 e 2021, será até junho de 2022.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

A comprovação de vida, deve ser feita anualmente pelos aposentados e pensionista do INSS, para aqueles que recebem o benefício através de conta corrente, poupanças, e também por cartão magnético, o procedimento, possui como objetivo, realizar a manutenção do pagamento, bem como, evitar possíveis fraudes.

Através da realização da prova de vida, é feita a comprovação que o segurado está vivo, evitando assim, pagamentos indevidos. Vale lembrar, que desde o começo da pandemia decorrente da Covid-19, o procedimento estava suspenso, vindo a retornar a partir do dia 1.° de junho de 2021. Contudo, voltou a ser suspensa entre o meses de outubro e dezembro do mesmo ano.

Dessa forma, os segurados que não fizeram a prova de vida, até o mês de dezembro/2020, a título de exemplo, precisarão realizar o procedimento até fevereiro deste ano, para que o seu benefício não seja suspenso. Confira a seguir, o calendário das provas de vida, com prazo final em 2022:

Fonte: Arte Jornal Financeiro.

Leia mais: CONFIRMADO: Vai subir novo Salário Mínimo de 2022!

Mas atenção, independentemente da data de vencimento da comprovação de vida, será obrigatório o segurado fazer o procedimento no mês do seu aniversário, evitando assim, o bloqueio do seu benefício, lembrando que, as suspensões serão somente feitas a partir de julho/2022.

Perda do prazo da prova de vida:

Os segurados que perdem o prazo, para fazer a prova de vida, terão seus benefícios suspensos, até ser realizada a regularização, devendo o mesmo, comparecer junto a instituição bancária que está cadastrado o pagamento do seu benefício para realizar o procedimento.

Outra forma de efetivar a comprovação de vida, é através da biometria, para aqueles que possuem ela cadastrada junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou no Detran (Departamento de Trânsito), podendo então, ser feita pelo aplicativo Meu INSS, dispensando o comparecimento presencial nas agências bancárias.

Em últimos casos, para aqueles que não conseguirem realizar a prova de vida, de nenhuma forma, poderá ser feito o agendamento da mesma pela Central de Atendimento do INSS, telefone 135, para que seja feita o procedimento em uma agência o Instituto.

Ocorrendo a suspensão do pagamento, o segurado terá o prazo de 6 (seis) meses para regularizar a situação, caso contrário, seu benefício será cessado, sendo assim, precisará solicitar a reativação, através do site/aplicativo Meu INSS. Confira o passo a passo, clicando em “Solicitar Reativação de Benefício”.

O requerimento de reativação, deverá ser analisado pelo INSS, dentro dos prazos legais, tendo como prazo de desbloqueio do benefício 72 horas, após suas aprovação. Atualmente, esse serviço tem demorado em torno de 40 dias para ser finalizado.

Leia mais: MUDANÇAS no Auxílio Brasil: CONFIRA!

Se você gostou das informações sobre a Prova de Vida em 2022, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!