HomeAposentadoProva de vida obrigatória em 2022!

Prova de vida obrigatória em 2022!

Prova de vida obrigatória em 2022!

A prova de vida é um procedimento realizado pelos aposentados e pensionistas para comprovar que estão vivos e, assim, aptos a receberem os seus benefícios. Veja as mudanças:

Leia mais: CONFIRA: Pagamento do 13° Salário do INSS

A obrigatoriedade da prova de vida ficou suspensa durante a pandemia, para que os aposentados e pensionistas não precisassem estar expostos a Covid-19. Essa suspensão aconteceu no ano de 2020 e voltou a ser exigida no dia 1º de junho de 2021. Porém, voltou a ser suspensa nos meses de outubro a dezembro, devendo começar a ser realizada no último mês do ano.

Ou seja, os segurados do INSS que não realizaram a prova de vida enquanto não era obrigatória, devem realizar agora. O prazo de dezembro foi prorrogado até fevereiro de 2022, para que os segurados tivessem mais tempo para sua realização, visto que, se perderem o prazo, a consequência é a suspensão do benefício.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

O INSS realizou a divulgação do calendário da prova de vida, com os vencimentos e quando a prova de vida precisa ser realizada. Confira abaixo para não perder o prazo:

Fonte: Arte Jornal Financeiro

Leia mais: Novos valores dos benefícios INSS em 2022

Mudanças no procedimento em 2022

Houve algumas mudanças na prova de vida em 2022, e os aposentados e pensionistas devem ficar atentos a ela para não ocorrer transtornos. Independentemente do vencimento, em 2022 a comprovação de vida deve ser feita no mês de aniversário de cada beneficiário.

Se acontecer de o segurado perder o prazo, o benefício fica suspenso até que ele compareça até a agência onde recebe o benefício para regularizar a situação, portando os documentos de identificação. Mas, se a solicitação não for regularizada em até 6 meses, o benefício é cancelado.

Se isso acontecer, deve solicitar a reativação pelo aplicativo MEU INSS. A análise do pedido será feita pela Previdência Social e pode demorar até 40 dias. Depois de aprovado, o benefício é depositado em até 72 horas. Por isso, é importante cuidar o prazo, para não gerar transtornos.

Leia mais: Calendário de pagamentos dos benefícios LIBERADO para 2022!

Se você gostou das informações sobre prova de vida, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!