HomeAposentadoProva de vida: Procedimento obrigatório em janeiro!

Prova de vida: Procedimento obrigatório em janeiro!

Prova de vida: Procedimento obrigatório em janeiro!

A prova de vida voltou ser obrigatória nesse ano, por esse motivo os aposentados devem ficar atentos ao procedimento! Confira:

Quando a pandemia da Covid-19 começou, os brasileiros tomaram várias medidas para se protegerem de pegar o vírus, uma delas foi a suspensão da prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS.

Leia mais: INSS: Aposentados que devem fazer a Prova de Vida em Janeiro

Durante esse período de calamidade pública, a prova de vida já foi suspensa duas vezes. Como os segurados do INSS que devem fazer esse procedimento, a maioria possui mais de 60 anos e é mais sensível ao vírus. Muitos desse grupo, necessitam ir à agência bancária para passar pelas formalidades, já que precisam de ajuda para o processo.

Por esses motivos, precisando ir até alguma agência, dessa forma a prova de vida acabou sendo suspensa para proteção. O procedimento serve para reduzir pagamentos indevidos, os dessa forma, os aposentados e pensionistas devem realizar este procedimento anualmente. Com isso, sendo cortado os gastos indevidos nos cofres públicos, cortando pagamentos do INSS que não deveriam estar sendo feito.

Como exemplo de pagamentos do INSS indevidos, podemos citar quando um aposentado ou pensionista do INSS morre, muitas famílias continuam usufruindo do valor de seus benefícios previdenciários.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Prova de vida neste ano:

Em 2022, os segurados do INSS retornaram fazer a prova de vida após um longo período que não era mais obrigatório. O procedimento deste ano deve ser realizado pelos aposentados e pensionistas, no mês de seus respectivos aniversários, ou seja, no mês de janeiro, os aniversariantes, deve ser realizado.

Além disso, o INSS publicou um calendário por meio do Diário Oficial da União, estipulando que determinados grupos de segurados devem fazer data de nascimento. De acordo com o calendário, em fevereiro, o procedimento é obrigatório para quem faz aniversário.

Portanto, além desse grupo, os aposentados que deveriam ter feito a prova de vida, antes de dezembro de 2020, mas não o fizeram ao longo desse tempo, também devem fazer o procedimento no próprio mês, como pode ver no calendário abaixo.

Fonte: Arte Jornal Financeiro

Dica Bônus: 

Ative as notificações do Portal Financeiro, assim você vai ficar sempre atualizado sobre as últimas notícias!

Viu isso? Reajuste no salário dos aposentados e pensionistas para 2022!

Se você gostou das informações sobre a prova de vida do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!