HomeDicasQuem tem direito a receber o auxílio-doença?

Quem tem direito a receber o auxílio-doença?

Quem tem direito a receber o auxílio-doença?

Conheça o auxílio-doença, benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aos seus segurados. Todas as informações você confere aqui:

Entre os benefícios previdenciários está o auxílio-doença. Destinado aos segurados do INSS que estejam incapacitados para realizar suas atividades habituais por um período. Ou seja, por motivo de acidente ou doença.

Dessa forma, para ter acesso ao auxílio-doença o segurado precisa comprovar sua condição. Bem como, ter carência mínima de 12 meses, qualidade de segurado e incapacidade laboral. Além disso, passar por perícia médica do INSS.

Contudo, há algumas situações em que dispensam o segurado de estar contribuindo, como é o caso dos cidadãos que possuem doenças graves ou profissionais e que possam ter sofrido um acidente de trabalho.

Nesse sentido, o auxílio-doença pode ser solicitado através do Meu INSS ou pela Central de Atendimento (telefone 135). E, fazer o pedido de agendamento da perícia médica.

Isso porque, a perícia médica, garante o acesso ao auxílio-doença do INSS. Então, no dia e hora agendados, o segurados deve comparecer e levar todos os documentos que comprovem sua condição para que o médico perito faça a análise da sua incapacidade.

Sobretudo, o valor do auxílio-doença corresponde a 100% das contribuições do segurado, sendo feita uma média aritmética simples. Não se descarta mais as menores arrecadações após a Reforma da Previdência de 2019. Mas, a média não deve ficar superior aos últimos 12 meses.

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos de como conseguir ganhar mais dinheiro e receber benefícios exclusivos.

Portanto, visite nossas páginas nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas notícias do INSS:

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!