HomeDicasSaque-aniversário FGTS 2022: Como funciona?

Saque-aniversário FGTS 2022: Como funciona?

Saque-aniversário FGTS 2022: Como funciona?

Trabalhadores que optaram pela modalidade do saque-aniversário FGTS, neste mês de janeiro já começou estar disponível para milhares de brasileiros! Confira:

Os trabalhadores que escolheram o saque-aniversário do FGTS, já estão começando a ter o valor disponível para ser sacado. Conforme as regras estipuladas, os trabalhadores só terão acesso em realizar o saque do valor a partir do mês de seus respectivos aniversários, dessa forma, aqueles que nasceram durante o mês de janeiro, até o final de março vão possuir o acesso ao valor do benefício.

Leia mais: Reajuste no salário dos aposentados e pensionistas para 2022!

A modalidade de saque-aniversário é oferecida pelo FGTS, dessa forma os trabalhadores podem realizar um saque parcial do valor que então possuí no fundo, podendo então realizar esse saque uma vez ao ano. Essa modalidade é diferente do tradicional, no qual o saque só estará disponibilizado no caso do trabalhador ser demitido sem justa causa ou se veio a aposentar.

Realizar o saque-aniversário do FGTS não é uma ação obrigatória, portanto, vale ressaltar que os brasileiros que optarem em realizar o saque, quando este for demitido sem justa causa não vai possuir o direito de realizar o saque do valor integral do fundo de garantia. Neste caso, só tendo acesso a uma multa rescisória de 40%.

Se caso o trabalhador tinha optado pela modalidade, mas não quer mais realizar o saque-aniversário e deseja retornar ao saque-rescisão, se torna então necessário informar a Caixa Econômica Federal, portanto, só vai ser efetivada a solicitação após 25 meses.

Para aqueles que ainda não aderiram ao saque-aniversário e desejam ser contemplados por esta modalidade disponibilizada pelo FGTS, pode ser feita a solicitação por meio do:

  • Aplicativo do FGTS;
  • Site da Caixa Econômica Federal;
  • Internet Banking Caixa;
  • Agências da Caixa.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Saque-aniversário do FGTS:

Como mencionado, o saque-aniversário do FGTS estará disponível aos trabalhadores que optaram a modalidade, estando então o valor para saque no mês do aniversário do solicitante até dois meses após. Dessa forma, os trabalhadores que aderiram à modalidade e que fazem aniversário neste mês, estarão com o valor disponível até março, valendo essa regra em todos os meses.

Viu isso? INSS: Aposentados que devem fazer a Prova de Vida em Janeiro

Dica Bônus: 

Ative as notificações do Portal Financeiro, assim você vai ficar sempre atualizado sobre as últimas notícias!

Se você gostou das informações sobre o saque-aniversário do FGTS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!