Home14° SalárioTriste notícia: 14º salário do INSS vai atrasar

Triste notícia: 14º salário do INSS vai atrasar

O pagamento do 14º salário do INSS é muito aguardado pelos segurados. A triste notícia é que a aprovação do projeto vai atrasar, devido a algumas mudanças. Confira

Projeto de Lei 4367/2020, que propõe o pagamento do 14º salário é do Deputado Pompeo de Mattos. A princípio, o abono tem valor de, no máximo, dois salários mínimos e será pago em dois anos. Ao menos, esse foi o valor decidido na última comissão no qual foi aprovado.

O 14º salário será de grande ajuda aos segurados do INSS, pois essas pessoas não tiveram apoio financeiro do Governo Federal durante a pandemia e acabaram, muitas vezes, recorrendo a empréstimos para suprir os gastos.

Algumas medidas em relação ao 14º salário, podem fazer com que a aprovação atrase e, talvez, não dê tempo de pagar ainda no ano de 2022. Confira abaixo:

Quem terá direito ao 14º salário do INSS?

O Projeto de Lei volta o pagamento do 14º salário do INSS para os seguintes segurados:

  • aposentados,
  • pensionistas,
  • auxílio-doença,
  • auxílio-acidente e
  • auxílio-reclusão

Por qual motivo o pagamento vai atrasar?

14º salário do INSS estava na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que seria a última da Câmara dos Deputados. Então, estava próximo da aprovação, faltava apenas o Senado Federal e Presidência.

Mas, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acatou o requerimento 1041/2022 do Deputado Tiago Mitraud (NOVO-MG) que solicita a discussão do projeto na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Dessa forma, são duas comissões a mais que o 14º salário terá que passar agora. Se não bastasse isso, o Projeto de Lei deverá passar por uma Comissão Especial. O motivo é que quando atinge mais de três comissões de mérito, é preciso que uma comissão mista analise.

Quem cria a comissão especial é o próprio Arthur Lira. Dessa forma, é preciso cobrar, pois ele já se mostrou desinteressado em aprovar o 14º salário. O que pode ser feito é pressão popular para acelerar a votação, pois é ano eleitoral.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista