HomeAposentadoAposentadorias do INSS: Como receber o valor máximo?

Aposentadorias do INSS: Como receber o valor máximo?

Aposentadorias do INSS: Como receber o valor máximo?

O valor máximo do teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), passa anualmente por correções necessárias, devido à taxa de inflação estimada pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor).

Leia mais: INSS volta a exigir prova de vida: Veja datas!

No que se refere, ao recebimento do valor máximo do teto em aposentadorias, devem ser observados alguns pontos conforme cada caso como, por exemplo, a idade do segurado, sua expectativa de vida, o tempo de contribuição junto ao Instituto, se há período especial e tempo rural.

Como receber o valor da aposentadoria no teto do INSS?

Com a Reforma da Previdência, cada vez mais o sonho de se aposentar recebendo o valor máximo pago em um benefício pelo INSS, torna-se distante, devido à forma de cálculo que está sendo realizada após o dia 13 de novembro de 2019.

Dessa modo, o segurado precisaria ter o tempo mínimo de contribuição de 40 anos, com todas essas arrecadações com valores altíssimos, mas até hoje, poucas pessoas receberam o benefício no teto do INSS.

Vale destacar, que o Instituto considera apenas 60% de todos os salários de arrecadação, bem como, adiciona ao cálculo 2% por ano que ultrapasse 20 anos para os homens e, 15 anos para as mulheres.

Para conseguir a média de 100% dos salários de contribuição, a mulher precisa arrecadar junto ao INSS pelo tempo de 35 anos, já, os homens por 40 anos.

Cálculo da aposentadoria após a Reforma da Previdência:

O esperado seria que o segurado do INSS, que contribuiu a vida toda com base no valor do teto da Instituição, tivesse direito ao valor máximo a ser recebido em seu benefício. Infelizmente, não é o que ocorre, pois, os índices de correção anuais aplicados passaram por mudanças ao longo dos anos.

Os segurados que realizaram as contribuições pelo teto, e não possuem período de contribuição a mais que o mínimo exigido, receberão a chamada média-teto.

Leia mais: Aposentadoria especial: Quem tem direito?

Após a Reforma da Previdência, na média salarial utilizada para fazer o cálculo da aposentadoria, é utilizado 100% dos salários de contribuição do segurado, desde o mês de julho de 1994.

Assim, para que haja a possibilidade de se aposentar com o valor do benefício no teto, precisará o trabalhador ter todas as suas arrecadações com base no teto que esteja em vigor, bem como, ter um tempo extra de contribuição.

Segurados que podem receber o teto:

Os segurados, que podem receber o valor máximo do teto do INSS, são os que se encaixam nas categorias de contribuinte individual, facultativo, empregados domésticos e os empresários.

Contribuição pelo teto: como fazer?

O INSS, classifica o percentual de contribuição dos seus segurados de acordo com a categoria que cada um pertence. Nesse sentido, os contribuintes obrigatórios, que são os que trabalham normalmente de carteira assinada, a arrecadação é paga pelo empregador.

Sendo assim, se o seu salário for igual ou superior ao teto, estará contribuindo pelo teto do INSS.

Sobretudo, os classificados como facultativos, por exemplo, os desempregados, tem a possibilidade de escolher sobre quanto irá contribuir.  Como regra, os facultativos deveriam contribuir na alíquota de 20%, que fica entre um salário e o teto.

Mas, há a possibilidade, de fazer o recolhimento sobre alíquota de 11%, com base no salário mínimo nacional. Assim, os desempregados podem contribuir na alíquota de 5% sobre o valor do piso salarial vigente.

Teto do INSS em 2022:

O valor anual do texto do INSS, será divulgado em meados de janeiro de 2022. Por enquanto, estima-se que o valor será de R$ 7.138,68 no momento, é de R$ 6.433,57.

Essa estimativa só é possível acontecer, pelo fato que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), repassa ao Governo Federal, a taxa inflacionária prevista, que atualmente é de 10,96%.

Leia mais: Calendário de pagamentos INSS de 2022 foi divulgado!

Se você gostou das informações sobre o recebimento de aposentadoria no teto do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!