Como funciona o pagamento do Auxílio-Brasil?
O auxílio-brasil é um programa governamental de transferência de renda para famílias em vulnerabilidade social. O objetivo é que essas famílias consigam superar a vulnerabilidade social. Além disso, oferecem alguns benefícios para as famílias que o recebem.
Leia mais: CONFIRMADO saques do PIS/Pasep para 2022
A seleção dos beneficiários é feita pelo Ministério da Cidadania, assim como o envio dos recursos para pagamento. A Caixa Econômica Federal é a responsável por disponibilizar o pagamento e também a criar canais para atender os beneficiários do programa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp
O valor que cada beneficiário irá receber é R$ 400,00 no mínimo. A princípio, esse valor continuará o restante do ano. O pagamento do auxílio-brasil no ano de 2022 terá início no dia 18 de janeiro e a ordem seguirá o último número do NIS. O calendário oficial do auxílio-brasil foi divulgado e pode ser feita a consulta dos dias que cada família vai receber. Veja:
O que fazer para receber
O benefício auxílio-brasil é pago para famílias que sejam pobres ou em extrema pobreza e que tenham em sua composição gestantes, lactantes, crianças, adolescentes e jovens até os 21 anos. Além disso, precisa estar cadastrado no Cadastro Único e ter os dados atualizados em até 2 anos.
Leia mais: Pagamento do 14º salário neste ano!
Caso a família cumpra esses requisitos, mas não recebe o auxílio-brasil, pode ir até a Prefeitura Municipal para se informar sobre o cadastramento no Cadastro único. O cadastramento não garante o recebimento do auxílio-brasil, devido que quem faz a escolha é o Ministério da Cidadania. Então, as famílias ficam em uma fila de espera.
Para permanecer no programa, as famílias precisam seguir algumas regras, como: as gestantes precisam fazer o pré-natal; é necessário seguir o calendário de vacinação; fazer o acompanhamento nutricional e as crianças, adolescentes e jovens precisam estar matriculados em instituição de ensino.
Leia mais: Você pode ter dinheiro para receber de cotas PIS/Pasep e não sabe
Se você gostou das informações sobre o auxílio-brasil, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS:
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!