HomeEmpréstimoEmpréstimos consignados 2022: Tudo mudou para os aposentados!

Empréstimos consignados 2022: Tudo mudou para os aposentados!

Empréstimos consignados 2022: Tudo mudou para os aposentados!

Neste ano de 2022, os empréstimos consignados tiveram muitas mudanças em sua contratação para os aposentados! Confira:

Os empréstimos consignados, é uma modalidade de empréstimo muito popular entre os aposentados e pensionistas do INSS. Essa modalidade de crédito possuí muitas vantagens que outros empréstimos não possuem, o que lhe torna então único se for realizar uma comparação.

Leia mais: 14º salário com mudanças para 2022!

Vantagens de contratar empréstimo consignado:

O que principalmente torna o empréstimo consignado único, é que os pagamentos das parcelas são descontados diretamente da folha de pagamento ou do benefício previdenciário do contratante da modalidade. Como o desconto é feito de forma automática, a instituição financeira consegue por uma maior credibilidade no cliente.

Dessa forma, as taxas de juros são mais atraentes do que os outros tipos de empréstimos consignados. Além dessas vantagens possuí bom prazo para a quitação do empréstimo, além dos aposentados e pensionistas do INSS que podem realizar a contratação desta modalidade, temos outros grupos que também possuem direito ao crédito:

  • Militares;
  • Servidores Públicos;
  • Trabalhadores com carteira assinada.

Como os pagamentos são descontados de forma automática da folha de pagamento ou do benefício previdenciário do aposentado do INSS, já temos um limite de quanto cada contratante pode solicitar de valor, pelo motivo de comprometer diretamente a renda deste, temos um percentual máximo da renda podendo destinar a empréstimos consignados, chamada de margem consignável.

Mudanças em 2022:

Uma das mudanças ocorridas com os empréstimos consignados, foi a respeito da margem consignável, que devido uma medida provisória, no ano passado a margem consignável se encontrava com o percentual em 40%, mas essa medida só valia até 31 de dezembro de 2021, dessa forma, neste momento a margem se encontra com o percentual original de 35%.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Dessa forma, do percentual da margem consignável, os aposentados do INSS e demais grupos, 30% da renda pode comprometer em empréstimos consignados e 5% comprometendo com gastos gerados por meio do cartão de crédito consignado.

Além da volta da margem original, ocorreu também mudanças nas taxas de juros dos empréstimos consignados, que em 2021 se encontrava em 1,8% ao mês, passou neste ano para 2,14% ao mês. Também ocorreu mudanças nas taxas do cartão de crédito consignado, que se encontrava em 2,7% ao mês, passou para 3,06% ao mês em 2022.

O parcelamento também teve mudanças, no ano passado os aposentados do INSS, podiam parcelar o empréstimo consignado em até 84 meses, ou seja, até 7 anos para quitar sua dívida, agora em 2022, estes podem parcelar em até 72 meses, ou seja, em até 6 anos para quitar o empréstimo consignado.

Contratação de empréstimos consignados:

Nesses dois últimos anos, segundo o INSS, com a crise provocada pela pandemia Covid-19 e o aumento que ocorreu com a margem consignável, a taxa de contratações de empréstimos consignados por aposentados e pensionistas teve um grande aumento.

Em 2019, cerca de 32,5 milhões de contratações de empréstimos consignados foram realizadas por aposentados e pensionistas, já em 2021, esse número aumentou para 40,5 milhões de contratações de empréstimos consignados por estes dois grupos, como você pode conferir com o gráfico abaixo:

Fonte: Arte João Financeira TV

Dica Bônus: 

Ative as notificações do Portal Financeiro, assim você vai ficar sempre atualizado sobre as últimas notícias!

Viu isso? 14º salário: Benefício vai ser pago neste ano?

Se você gostou das informações sobre os empréstimos consignados, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!