HomeAposentadoIdade mínima para começar a contribuir?

Idade mínima para começar a contribuir?

Idade mínima para começar a contribuir?

O INSS garante vários benefícios aos seus segurados, um dos mais conhecidos e esperado pelas pessoas é a aposentadoria. Boa parte dos brasileiros sonha e já planeja o benefício desde cedo passando a contribuir no momento que és permitido.

Leia mais: INSS volta a exigir prova de vida: Veja datas!

Como todos sabem para assegurar um benefício previdenciário deve-se contribuir junto ao INSS. As pessoas que exercem alguma atividade remunerada são contribuintes obrigatórios. Contudo, nesse caso, a responsabilidade de fazer os recolhimentos é do empregador.

Aquelas pessoas que não trabalham em troca de remunerações, mas querem desfrutar dos benefícios concedidos pelo INSS são conhecidos como contribuintes facultativos.

Existe uma determinação na qual a idade mínima para começar a contribuir é de 16 anos, mas a legislação permite que as pessoas a partir dos 14 anos que exercem alguma atividade profissional também podem fazer os recolhimentos do INSS.

Leia mais: Aposentadoria especial: Quem tem direito?

Como funciona as contribuições para os facultativos:

Possui três planos diferentes, na qual o segurado pode optar:

Plano Normal:

20% sobre o valor escolhido, ou seja, o segurado que não exerce atividade remunerada, poderá escolher o seu salário de contribuição, o cálculo para o pagamento será feito com base nesse salário.

Plano simplificado:

Reduzido de 20% para 11%. Essa alíquota é calculada usando o salário mínimo como sabe.

Plano de Baixa Renda:

A principal vantagem dessa opção é fazer a contribuição sobre o salário mínimo, com um percentual de apenas 5%.

Leia mais: Calendário de pagamentos INSS de 2022 foi divulgado!

Se você gostou das informações sobre idade mínima para começar a contribuir, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!