HomeAposentadoProva de vida até 31 para Servidores Federais!

Prova de vida até 31 para Servidores Federais!

Prova de vida até 31 para Servidores Federais!

Servidores Federais que são aposentados, devem realizar a prova de vida até 31 de dezembro par evitar o corte do benefício. Confira:

Os servidores públicos federais que se encontram aposentados, recebem pensões por morte ou são anistiados políticos civis que acabaram não realizando a prova de vida devem realizar o procedimento.

Quem não realizou de janeiro de 2020 ao mês de setembro deste ano, até no dia 31 deste ano, os servidores devem realizar a prova de vida.

Os segurados que estão em dia com a prova de vida, em 2022, devem realizar o procedimento em 2022, conforme o mês de nascimento do mesmo.

Leia mais: Receber aposentadoria + pensão por morte é possível?

Prova de vida, como funciona?

Está previsto em lei a realização da prova de vida pelos aposentados, pensionistas e segurados de outros benefícios vitalícios.

A realização do procedimento serve para ser impedido fraudes, crimes ou até pagamentos que não deveriam estar sendo executados.

Conforme a lei, a prova de vida deve ser realizada anualmente pelos segurados. Através do SouGov.br, os segurados podem verificar a questão da situação de suas provas de vidas.

Nesta plataforma, além da prova de vida, os servidores federais e outros segurados podem consultar outros 12 tipos de serviços.

Viu isso? Novo calendário da Prova de Vida de 2022 foi divulgado!

Servidores federais podem realizar a prova de vida por estes meios

Online: Os servidores federais que optarem por esta forma de realizar a prova de vida, se torna necessário estes ter a biometria facial cadastrada no TSE ou no Denatran.

Além disso, se torna necessário a instalação da plataforma SouGov.br e GOVBR. O início da prova de vida se dá por meio do SouGov.br.

Após essa plataforma, a validação facial se dá por meio do GOV.BR. A situação da prova de vida poderá ser consultada pelo SouGov.br.

Presencial: Os servidores que optarem por este meio, podem realizar a prova de vida na agência bancária no qual recebe o pagamento de seu benefício.

Este, deverá estar com seu documento de identificação com foto. É necessário que se informe do horário de atendimento da agência bancária.

Se for optada esta forma, também poderá ser consultado através do aplicativo a situação, nestes canais é possível consultar o comprovante e ser recebido notificações sobre o procedimento.

Dica Bônus: 

Ative as notificações do Portal Financeiro, assim você vai ficar sempre atualizado sobre as últimas notícias!

Leia mais: Salário Mínimo vai sofrer com um aumento histórico em 2022!

Se você gostou das informações sobre a prova de vida para servidores federais, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.