Empréstimo Consignado do INSS para aposentados!
Aposentados e pensionistas do INSS precisam ficar atentos ás regras do crédito consignado, que irão mudar a partir de janeiro de 2022. Dessa forma os beneficiários que ainda estão em busca de um empréstimo precisa se atentar o quanto antes.
Leia mais: Recebi o Auxílio Emergencial, posso receber o Auxílio Brasil?
A maior mudança que terá será quanto a redução da margem consignável (se trata de um determinado limite para o valor das parcelas descontadas do salário para a contratação de um empréstimo).
Nos dias de hoje, a legislação permite que o comprometimento total pode ser equivalente à 40%, sendo 35% comprometido para empréstimo e 5% para cartão de crédito.
Contudo, a margem de 40% para contratação de empréstimo consignado está prestes a acabar, pois foi decretado que ela estaria em vigor até o dia 31 de dezembro.
Bem como a partir do dia 1° de janeiro as regras voltar a ser como no princípio, totalizando 35%, 30% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito.
Leia mais: ATENÇÃO: MUDANÇAS NOS EMPRÉSTIMOS!
Outra mudanças prevista é a alteração no número de parcelas do contrato, onde hoje é 84 meses, e ao que tudo indica no próximo ano, será permitido o parcelamento em até 72 vezes.
Além disso, outra questão que está sendo discutida é referente a carência de 120 dias, concedida pelas instituições financeiras para contratações novas e contratos antigos. A partir do ano que vem os bancos não terão mais obrigatoriedade de ter essa opção de serviço.
No entanto, a partir de janeiro, os segurados precisam verificar se caso as instituições e bancos ainda ofereçam a carência, se ao aderir esse prazo para começar a pagar não haverá alteração no valor contratado.
Leia mais: INSS: Não tenho carteira assinada, posso receber algum benefício?
Se você gostou das informações sobre empréstimo consignado, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!