HomeAposentadoQuais serão as mudanças para se aposentar em 2022?

Quais serão as mudanças para se aposentar em 2022?

Quais serão as mudanças para se aposentar em 2022?

O Instituo Nacional do Seguro Social faz a concessão de aposentadoria seguindo as regras que mudam anualmente desde a Reforma da Previdência em 13 de novembro de 2019.

Leia mais: Quando meu benefício poderá ser suspenso?

Dessa maneira, a partir de 1° de janeiro de 2022, os contribuintes do INSS terão uma nova regra para ter acesso ao benefício, denominado aposentadoria.

Terá três regras de transição que irão modificar-se em 2022, que são elas:

Regra por pontos;

Idade mínima;

Idade Mínima para a mulher se aposentar.

Essas regras são estabelecidas para quem já estava ingressado no mercado de trabalho quando a reforma passou a vigorar. Elas exigem um pedágio de 50% ou 100% do tempo restante para o trabalhador de aposentar.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Os cidadãos que foram contratados em novembro de 2019 não serão afetados pela medida, sejam eles cadastrados na CLT ou mesmo autônomos.

Desse modo vão se aposentar com idade mínimas os homens que tiverem 65 anos e as mulheres que alcançarem a faixa etária de 62 anos com um tempo de contribuição de 15 anos.

Regra para as mulheres:

A partir do primeiro dia de janeiro, para se aposentar, a mulher precisará estar com 61 anos e seis meses, vale ressaltar que até o dia 31 de dezembro, tendo 61 anos pode se aposentar.

Antes da reforma as mulheres podiam se aposentar com 60 anos e os homens com 65, para eles a regra permanece apenas para elas que houve alterações.

Em relação a regra dos pontos, as mulheres precisam pontuar 89 pontos e os homens 99 pontos e ter no mínimo 30 anos de contribuição junto ao INSS as mulheres e 35 anos os homens.

Leia mais: Aposente-se antes dos 60!

Se você gostou das informações sobre mudanças para se aposentar em 2022, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!