HomeCLTPIS/Pasep 2022: Como consultar valores de cotas

PIS/Pasep 2022: Como consultar valores de cotas

PIS/Pasep 2022: Como consultar valores de cotas

O PIS/Pasep é um abono salarial no valor de um salário mínimo pago aos trabalhadores da rede privada com carteira assinada e aos servidores públicos. Referente ao PIS/Pasep, existem valores que não foram retirados pelos trabalhadores há anos. Agora, o saque referente a essas cotas foi disponibilizado.

Leia mais: Último dia de pagamentos do Auxílio-Brasil de Janeiro

Cerca de 12 milhões de brasileiros possuem valores referente a cotas de PIS/Pasep para retirar, o que chega a R$ 22 bilhões em cota para saque. Esses valores foram liberados através da Medida Provisória 946/2020 são destinados para quem trabalhou com carteira assinada nos anos de 1971 até outubro de 1988 e o saque pode ser feito até o dia 1º de junho de 2025. Portanto, fique atento ao prazo.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Para consultar se você tem direito a receber o valor das cotas do PIS/Pasep, pode acessar o aplicativo do FGTS ou ir, de forma presencial, até as agências bancárias com documento de identificação. Porém, por ser um valor de muito tempo atrás, muitas pessoas podem não saber que têm direito a receber.

Portanto, se você conhece alguma pessoa que exerceu atividades durante esse período e que ainda não tenha retirado o valor do seu abono salarial do PIS/Pasep, oriente a verificar em uma agência bancária da Caixa ou pelo aplicativo, pois essa pode receber um valor que é seu por direito e que retornará aos cofres públicos caso não seja retirado.

Leia mais: Precatórios do INSS: como funcionará os pagamentos em 2022?

Saque do abono salarial

O calendário do abono salarial PIS/Pasep, para os trabalhadores que exerceram funções no ano-base de 2020 já foi disponibilizado pelos agentes pagadores (Caixa para o PIS e Banco do Brasil para o Pasep) e pode ser consultado.

O pagamento de tal abono do ano de 2020 deveria ter sido pago em 2021, mas atrasou devido a pandemia. O valor do PIS/Pasep foi usado para pagamento de um auxílio aos trabalhadores que tiveram salários reduzidos ou contratos cancelados por conta da pandemia.

Portanto, em 2022 será pago o abono referente a 2020. Confira o calendário abaixo:

Fonte: Arte Jornal Financeiro
Fonte: Arte Jornal Financeiro

Leia mais: Calendário e Regras do 13° Salário do INSS 2022

Se você gostou das informações sobre o PIS/Pasep, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!