HomeEmpréstimoSaiu agora: Margem dos consignados vai aumentar

Saiu agora: Margem dos consignados vai aumentar

Saiu agora: Margem dos consignados vai aumentar

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito destinada a segurados do INSS e servidores públicos e conta com vantagens melhores em relação a outras modalidades de empréstimo, como juros mais baixos e maior prazo para pagamento. Uma Medida Provisória pretende aumentar a margem novamente, que diminuiu após a pandemia. Veja

Leia mais: INSS: 13° salário dos aposentados será antecipado em 2022?

A margem dos consignados é uma porcentagem de segurança para que o segurado do INSS não comprometa um valor muito alto de sua renda com pagamentos de empréstimo consignado. Durante a pandemia, a margem dos consignados aumentou em 5%, passando de 35% para 40%.

Dessa porcentagem, 35% era destinado para contratação de empréstimo e 5% para contratação de cartão de crédito consignado. Mas, essa medida provisória durou somente no ano de 2021. Em 2022, a margem dos consignados voltou a ser 35% (30% para empréstimo e 5% para cartão de crédito).

Leia mais: Revisão gratuita do INSS libera mais de R$6000! Tenho direito?

A diminuição da margem dos consignados fez com que muitos segurados não pudessem mais retirar empréstimos, pois já haviam usado toda a margem que tinham direito. Muitos estavam despreparados e, com a inflação e consequente aumento dos preços, muitos ainda necessitam de empréstimo para conseguir se manter financeiramente.

Além disso, com a pandemia, muitas pessoas ficaram desempregadas, sendo o benefício do INSS a principal renda da família. Então, para evitar que essas pessoas acabem cedendo a outas modalidades de empréstimo, onde os juros são mais elevados, foi proposto ao Presidente Jair Messias Bolsonaro que aumente a margem novamente através de uma Medida Provisória.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Um ofício foi encaminhado ao Presidente Bolsonaro pelo Senador Luis Carlos Heinze solicita o aumento da margem dos consignados em 5% através de uma Medida provisória. Foi divulgado pelo próprio senador que o Presidente Bolsonaro já solicitou que sua equipe econômica faça as alterações necessárias para a Medida Provisória.

Caso isso ocorra, será de grande ajuda, mesmo que de forma temporária, pois os segurados poderão retirar mais valores de empréstimos, conseguindo, muitas vezes, equilibrar suas finanças. Além do ofício, há uma emenda atrelada ao projeto de lei 4188/21 solicitando o aumento da margem dos consignados.

Esse projeto tem como relator o Deputado Federal Capitão Alberto Neto e ele já se mostrou favorável ao aumento da margem. Após passar pelas etapas da Câmara dos Deputados, o projeto segue para o Senado Federal e para a Presidência da República.

Leia mais: Pagamento do décimo quarto salário deve ser feito em março. Confira novidades

A votação desse projeto está previsto para o dia 24 de fevereiro e a emenda para aumentar a margem de empréstimo atingiu o número suficiente de assinaturas para que fosse incluída no projeto 4188/2021. Uma ótima notícia aos aposentados e pensionistas!

Se você gostou das informações sobre margem dos consignados, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!