HomeSem categoriaCalendário PIS/Pasep 2022 e saque para não habilitados

Calendário PIS/Pasep 2022 e saque para não habilitados

Calendário PIS/Pasep 2022 e saque para não habilitados

Pelo fato de o abono salarial PIS/Pasep estar sem ser pago desde o ano-base de 2020, muitos trabalhadores aguardam para receber esse valor extra que é de grande ajuda a essas pessoas. Veja o calendário de pagamentos PIS/Pasep 2022 e também o que fazer se houver a acusação de não habilitado na consulta do saldo:

Leia mais: Saque-aniversário FGTS 2022: Como funciona?

O Calendário PIS/Pasep 2022 já foi divulgado pelos respectivos agentes pagadores. Em 2022, os trabalhadores que possuem direito ao saque receberão o abono correspondente ao ano de 2020. Esse adiamento aconteceu devido a pandemia de Covid-19. O valor foi utilizado para ajudar o Governo Federal a pagar o BEm– Benefício de Manutenção de Renda para os trabalhadores que tiveram suspensão de contrato ou redução de jornada na pandemia.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Quem tem direito ao abono

Para receber o abono PIS/Pasep, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos:

  • Inscrição no PIS/Pasep há mais de 5 anos;
  • Precisa ter trabalhado, ao menos, 30 dias no ano-base de 2020;
  • Informações atualizadas na RAIS: CONSULTE CLICANDO AQUI;
  • O alário não pode ter ultrapassado a média de dois salários mínimos.

O PIS é destinado para trabalhadores do setor privado e o pagamento é responsabilidade da Caixa Econômica Federal. A ordem de pagamentos é pelo mês de aniversário de cada beneficiário.

O Pasep para trabalhadores do setor público e o pagamento é feito pelo Banco do Brasil. A ordem de pagamentos é pelo último número do benefício.

Fonte: Arte Jornal Financeiro
Fonte: Arte Jornal Financeiro

A consulta do saldo do PIS pode ser feita pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, Aplicativo FGTS, Aplicativo Caixa Tem, Aplicativo da Caixa (para clientes), site da caixa (www.caixa.gov.br) ou de forma presencial nas agências. O saldo do Pasep pode ser feito no site do Banco do Brasil (www.bb.com.br) ou de forma presencial nas agências do BB. O valor estará disponível a partir do dia 1º de fevereiro e os pagamentos iniciam dia 8 de fevereiro.

IMPORTANTE: No dia 08 de fevereiro também ocorrerá o pagamento desse abono para as pessoas que residem nos municípios da Bahia e de Minas Gerais que decretaram estado de calamidade pública. Segundo o Ministro Onyx Lorenzoni, Ministro do Trabalho e Previdência, essas pessoas terão prioridade, independentemente do mês de aniversário ou último número do benefício.

Leia mais: 13° Salário do INSS: Datas de pagamento foram divulgadas- Confira

Saque para não habilitados

Algumas pessoas relataram que, quando fazem a consulta da RAIS, aparece a informação de que não estão habilitadas a receber o PIS/Pasep. Essa informação pode aparecer porque a empresa perdeu o prazo para cadastrar as informações na plataforma da RAIS. O prazo era até o dia 30/09/2021.

Nesse caso, o trabalhador deve procurar a empresa em que trabalhou no ano-base de 2020 e solicitar que seja encaminhada a retificação para que possa receber corretamente. Mas, no caso em que a empresa encaminhou todas as informações, deve-se aguardar, pois a Caixa já está analisando esses casos e deve ser regularizado em breve.

Leia mais: Aposentados por invalidez podem receber 25% a mais

Se você gostou das informações sobre o saque PIS/Pasep para não habilitados, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!