HomeRevisão da Vida TodaPresidente Bolsonaro faz declaração triste para os aposentados

Presidente Bolsonaro faz declaração triste para os aposentados

Presidente Bolsonaro faz declaração triste para os aposentados

O Presidente Jair Messias Bolsonaro fez uma declaração que desagradou alguns aposentados e pensionistas do INSS. Essa declaração é sobre a Revisão da Vida Toda. Veja o que o Presidente falou e como fica o processo a partir de agora:

Leia mais: Abono extra em dobro na conta dos aposentados: Confira as datas

A Revisão da Vida Toda é um processo judicial que permite analisar se o valor que o segurado do INSS está recebendo de benefício. Essa ação foi aberta a fim e corrigir uma situação que aconteceu com a instauração do Plano Real no Brasil.

Para entender melhor, a moeda no Brasil mudou do Cruzeiro para o Real. Isso ocasionou uma interferência, também, na Previdência Social. Sendo assim, o Instituto não considerou as contribuições realizadas antes de julho de 1994.

Portanto, muitos aposentados e pensionistas do INSS tiveram prejuízos ao receber o benefício, pois tinham contribuições maiores antes do Plano Real que não foram contabilizadas no valor do benefício que receberam.

Leia mais: Acabou de sair! Liberação do 14° salário para os aposentados do INSS

Caso haja a aprovação da Revisão da Vida Toda, quem se aposentou após 1999 e antes da Reforma da Previdência, em 2019, poderá solicitar a análise de seu benefício. Quem tem direito são os beneficiários a seguir: aposentados; pensionistas por morte e quem ganha Auxílio-acidente.

Mas, tenha atenção, pois a Revisão da Vida Toda só será vantajosa caso as contribuições anteriores ao Plano Real sejam maiores que as realizadas depois. Caso contrário, o benefício poderá diminuir com a Revisão.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Julgamento da Revisão da Vida Toda

O processo para aprovação estava com 6 votos a favor dos aposentados e pensionistas e 5 votos contra, quase sendo aprovada. O julgamento ocorria de forma virtual e, faltando apenas 30 minutos para que o prazo de decisão acabasse, o Ministro Kassio Nunes Marques solicitou que fosse realizada em Plenário Físico. Dessa forma, o julgamento reinicia do zero.

Outro ponto que dificulta para o lado dos aposentados é que o Ministro Marco Aurélio, antigo relator do processo, se aposentou. Portanto, ele não poderá votar a partir de agora e ele era favorável a Revisão da Vida Toda.

O que Bolsonaro declarou

O Presidente Jair Messias Bolsonaro declarou, quando questionado sobre o que achava da Revisão da Vida Toda, a seguinte frase: “Querem quebrar o Brasil, mas se o Governo tem como pagar, tudo bem”. A Revisão da Vida Toda movimentará um valor de mais de R$ 300 bilhões em devoluções aos aposentados, pensionistas e quem ganha auxílio-acidente.

Mesmo que o valor seja alto, ele corresponde a um direito desses cidadãos que contribuíram para receber um valor de benefício que fosse de acordo com o que pagaram. Portanto, a Revisão da Vida Toda é a devolução de um dinheiro que é desses segurados por direito.

Leia mais: Confirmado aumento de margem em 5% para empréstimos – Ministro Onyx Lorenzoni confirmou

Se você gostou das informações sobre Revisão da Vida Toda, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!