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Prova de vida tem nova data!

Prova de vida tem nova data!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), prorrogou os prazos, para os beneficiários realizarem a comprovação de vida. A nova portaria publicada, dispõe como limite de realização, até o mês de junho de 2022, para os segurados que não fizeram o procedimento nos anos de 2020 e 2021.

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Os beneficiários, necessitam compreender, que fazer a prova de vida, uma vez ao ano, é obrigatória para todos os aposentados e pensionistas do Instituto. Dessa forma, será evitado possíveis fraudes e traz garantia de manutenção do seu benefício.

Através da comprovação de vida, será dado continuidade ao pagamento dos benefícios, evitando que sejam esses cancelados ou suspensos. Mas, desde o início da pandemia decorrente do Covid-19, a obrigatoriedade de realização do procedimento permaneceu suspensa, sendo retomada a partir do dia 1.º de julho de 2021. Após esse período, voltou a ser suspensa, entre os meses de outubro e dezembro.

Calendário para realizar a prova de vida:

Confira a seguir, o calendário para realizar a prova de vida:

Fonte: Arte Jornal Financeiro.

Vale lembrar, que a partir do próximo ano, 2022, o segurado está obrigado a fazer a prova de vida, independentemente de vencimento, devendo ser feita no mês do seu aniversário, evitando assim, o bloqueio do seu benefício. Contudo, os bloqueios, só começarão a serem feitos a partir de julho/2022.

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Perdi o prazo e agora?

O segurado, que perder o prazo da prova de vida, terá seu benefício suspenso, até a sua realização para efetivar a regularização. Nessa situação, o beneficiário deve comparecer pessoalmente, no banco que esteja cadastrado o recebimento do seu benefício, com documento de identificação pessoal com foto e CPF, para que assim, seja realizado o desbloqueio.

Para os beneficiários, que possuam sua biometria devidamente cadastrada junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou no Detran (Departamento de Trânsito), possui a opção de realizar a prova de vida, através do aplicativo Meu INSS, dispensando ir até uma agência bancária.

Em situações excepcionais, o segurado poderá entrar em contato, pela Central de Atendimento do INSS, pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 07:00h as 21:00h, para agendar o requerimento de solicitação para fazer em uma agência do Instituto.

Nos casos em que ocorre a suspensão do pagamento, e o segurado não realizar a comprovação de vida, terá seu benefício cessado, o que lhe trará maiores problemas, pois deverá solicitar que seja reativado o benefício através do site Meu INSS.

Diante o pedido de reativação, o INSS, irá analisar o caso dentro do prazos legais estabelecidos, e posteriormente a sua aprovação, irá fazer a ativação dentro do período de 72 horas. Nos dias atuais, para ser resolvida essa questão, o tempo médio estimado é de 40 (quarenta) dias.

Atenção aos golpes:

O beneficiário do INSS, devem se manter em alerta, pois inúmeros golpes são realizados diariamente afetando os segurados do INSS, dessa forma, destaca-se que o Instituto, não entra em contato diretamente com a pessoa, exigindo dados pessoas ou fotografias de seus documentos.

Nesse sentido, quando perdurar dúvidas, os segurados devem entrar em contato através da assistente virtual, disponibilizada no site/aplicativo Meu INSS, ou no site gov.br/meuinss, bem como pelo telefone 135.

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