HomeEmpréstimoValores pagos em empréstimo consignado serão devolvidos

Valores pagos em empréstimo consignado serão devolvidos

Valores pagos em empréstimo consignado serão devolvidos

Algumas pessoas que retiraram empréstimo consignado podem ter pago taxas indevidas e não tem conhecimento. Por conta disso, o Banco Central disponibilizou a consulta e resgate de valores “esquecidos”. Veja como verificar:

Leia mais: Decisão prejudica salário de benefício dos aposentados – Confira

Esses valores esquecidos não são apenas de empréstimo consignado, mas qualquer valor que tenha ficado retido em instituições bancárias, como saldo em contas encerradas, consórcios não resgatados, etc. Desde o dia 07 de março, foi liberado para um grupo a consulta. Foi dividido por grupos, conforme a tabela:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa)Período de agendamento (consulta e resgate)Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 19687 a 11/312/3
Entre 1968 e 198314 a 18/319/3
Após 198321 a 25/326/3
Fonte: Banco Central

Leia mais: Como pedir adiantamento do saque aniversário?

Como foi possível perceber, as pessoas nascidas ou as empresas abertas antes de 1968 podem fazer a consulta se tem valores de empréstimo consignado ou qualquer outro até o dia 11/03. Caso percam o prazo, ainda terá a data de repescagem no dia 12/03. O Banco Central tem uma plataforma de consulta. Veja:

Como consultar o saldo

Para que o cidadão possa consultar se tem valores de empréstimo consignado para ser devolvido, deve acessar o Sistema Valores a Receber (CLIQUE AQUI), preencher os dados solicitados e aparecerá qual o saldo. Para fazer o saque, é preciso informar uma conta para que o dinheiro seja enviado.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Poderá escolher o recebimento por PIX ou outra maneira. Se escolher a primeira opção, deve selecionar o tipo de chave, digitar os dados e o valor é pago em até 12 dias úteis. Mas, se preferir de outra forma, será informado um contato com o banco e o cidadão combina como receber.

Informação importante

Para poder fazer o saque dos valores devolvidos de empréstimo consignado ou outros, o cidadão precisa ter login na plataforma gov.br a nível prata ou ouro. Essa plataforma possui três níveis: bronze, prata e ouro e cada uma da acesso a serviços diferentes.

Assim que é feito o cadastro, a pessoa recebe o nível bronze. Para subir de nível, é necessário seguir alguns passos e são mais de uma possibilidade. Veja:

Nível prata:

  • Validação facial, para analisar os dados presentes na Carteira Nacional de Habilitação;
  • Validação de dados pessoais pelo internet banking de um dos bancos credenciados;
  • Validação com usuário e senha do SIGEPE (servidores públicos e federais)

Nível ouro:

  • Validação facial pelo aplicativo gov.br, para analisar foto nas bases da Justiça Eleitoral;
  • Validação dos dados com Certificado Digital, desde que seja compatível com ICP-Brasil.

Leia mais: Triste notícia para aposentados e pensionistas do INSS – Confira

Se você gostou das informações sobre devolução de empréstimo consignado, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!